sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

TurboGás

O grupo TurboGás instalada em Medas , Gondomar, na margem do rio Douro, a uns 18 km a leste da cidade do porto, a Central da Tapada do Outeiro tem vindo a demonstrar um desempenho operacional.

Considerada como uma das mais modernas, eficientes e amigas do meio-ambiente da sua dimensão, em todo o mundo, a Central da Tapada do Outeiro reveste-se de importância vital para o país uma vez que produz entre 15%a 20% das necessidades de energia eléctrica de Portugal.

A electricidade é hoje em dia um bem essencial. Conseguir produzir esta energia eléctrica com um mínimo de combustível é um dos factores que contribui claramente para a melhoria dos indicadores ambientais.
A utilização de gás natural permite à Central de Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro atingir um grau de rendimento muito superior ao das centrais tradicionais e não provoca qualquer tipo de resíduos sólidos. Ela não emite nem cinzas nem poeiras e as emissões de dióxido de carbono são reduzidas em cinquenta por cento, as do óxido de nitrogénio em setenta e cinco por cento e as do enxofre em cem por cento.Ciente da interacção que a sua actividade tem com o meio-ambiente, a Turbogás está fortemente empenhada na sua protecção. São realizados apertados controlos das emissões, do nível do ruído e da qualidade do ar. Este último é efectuado através de quatro estações de monitorização da qualidade do ar, localizadas fora do perímetro da Central.A Central Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro utiliza água do rio Douro para o arrefecimento das turbinas que é posteriormente devolvido ao rio nas condições delineadas na licença emitida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.


    sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

    Águas Douro e Paiva

    Águas do Douro e Paiva

    É responsável pelo abastecimento de água em alta a 20 municípios da sua área de influência e exploração de Sistemas Multi municipais, cuja prioridade é dotar o País das infra-estruturas que permitam nivelar o atendimento das populações e a qualidade de serviço com a média europeia e dos países mais desenvolvidos.
    Na área do abastecimento de água e saneamento de águas residuais, o grupo AdP actua em todas as fases do ciclo urbano da água, integrando a captação, o tratamento e a distribuição de água para consumo público e a recolha, o tratamento e rejeição de águas residuais urbanas e industriais, incluindo a sua reciclagem e reutilização.

    O impacto positivo da actividade do grupo AdP sobre a qualidade do ambiente, a saúde pública, os níveis de atendimento e a sustentabilidade global do sector é resultado de uma cultura empresarial pautada pelos mais elevados níveis de exigência e é reconhecido pelas principais entidades reguladoras do sector, nomeadamente no que diz respeito à melhoria muito significativa da qualidade da água para consumo humano e das águas balneares.

    Nacional
    Em Portugal, o grupo AdP participa num conjunto de empresas que, em parceria com os municípios, prestam serviços a cerca de 80 por cento da população portuguesa.
    Abastecimento água e saneamento de águas residuais
    Infraestruturas
     O aspecto mais visível dos resultados obtidos pelo grupo AdP ressalta do conjunto das suas infraestruturas, novas ou remodeladas, que presentemente asseguram a prestação de serviços de qualidade à maioria da população portuguesa. Nos domínios do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais, o grupo AdP abrange cerca de 80% dessa população, enquanto no domínio do tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, a percentagem coberta pelos serviços das empresas do grupo AdP é de cerca de 60%.


    quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

    Deserto

    Este trabalho foi realizado em grupo, para a disciplina de Biologia e Geologia,

    Recursos Hídricos


     
    Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia, podem ser vistos de varias formas, temos que sempre observar se há uma relação com a agro-pecuária.

    Evaporação.
    A água dos oceanos, mares, rios, ribeiras e lagos por acção do sol evapora-se (passa do estado líquido para o estado gasoso) e o vapor de água que se forma por acção da gravidade sobe para a atmosfera.
    Evapotranspiração
    Os animais e plantas, por um processo chamado  evapotranspiração, também libertam vapor de água para a atmosfera.
    Condensação
    Na atmosfera, o vapor de água arrefece. Este processo designa-se por condensação, isto é, o vapor transforma-se em gotas de água, formando as nuvens.
    Precipitação
    Quando as nuvens passam por zonas frias a condensação aumenta originando a precipitação. Esta pode ser sob a forma de chuva, neve, granizo ou nevoeiro.
    Infiltração
    Quando ocorre a precipitação, uma parte da água da chuva (ou neve, granizo, nevoeiro) cai directamente nos oceanos, rios, ribeiras e lagos, outra escorre à superfície e ainda outra infiltra-se no solo. Uma parte da água evapora mal cai no solo, especialmente em áreas aquecidas fechadas ou impermeabilizadas como as estradas asfaltadas, os parques de estacionamento e os telhados dos edifícios. Da água que se infiltra no solo, uma parte é absorvida pelas raízes das plantas, outra abastece as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos (aquíferos).

    segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

    Célula

    Este vídeo  refere a distinção entre a célula vegetal e a célula animal, apesar de ser em brasileiro  da-nos a perceber as diferenças  como são compostos as células.

    Célula

    O presente trabalho é sobre a Célula,  foi proposto a turma um trabalho individual no qual abordaremos alguns temas como por exemplo a teoria actual da célula, os componentes, células animal e célula vegetal entre outros.

    quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

    Os cinco reinos de Whittaker

    O presente trabalho foi realizado na disciplina Biologia e Geologia, com o objetivo de argumentar algumas aspectos sobre os cinco reinos.