sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

TurboGás

O grupo TurboGás instalada em Medas , Gondomar, na margem do rio Douro, a uns 18 km a leste da cidade do porto, a Central da Tapada do Outeiro tem vindo a demonstrar um desempenho operacional.

Considerada como uma das mais modernas, eficientes e amigas do meio-ambiente da sua dimensão, em todo o mundo, a Central da Tapada do Outeiro reveste-se de importância vital para o país uma vez que produz entre 15%a 20% das necessidades de energia eléctrica de Portugal.

A electricidade é hoje em dia um bem essencial. Conseguir produzir esta energia eléctrica com um mínimo de combustível é um dos factores que contribui claramente para a melhoria dos indicadores ambientais.
A utilização de gás natural permite à Central de Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro atingir um grau de rendimento muito superior ao das centrais tradicionais e não provoca qualquer tipo de resíduos sólidos. Ela não emite nem cinzas nem poeiras e as emissões de dióxido de carbono são reduzidas em cinquenta por cento, as do óxido de nitrogénio em setenta e cinco por cento e as do enxofre em cem por cento.Ciente da interacção que a sua actividade tem com o meio-ambiente, a Turbogás está fortemente empenhada na sua protecção. São realizados apertados controlos das emissões, do nível do ruído e da qualidade do ar. Este último é efectuado através de quatro estações de monitorização da qualidade do ar, localizadas fora do perímetro da Central.A Central Ciclo Combinado da Tapada do Outeiro utiliza água do rio Douro para o arrefecimento das turbinas que é posteriormente devolvido ao rio nas condições delineadas na licença emitida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.


    Sem comentários:

    Enviar um comentário